segunda-feira, 29 de junho de 2015

Um texto derradeiro



Aquele foi meu último texto. Nem parecia. Foi tão fácil, fi-lo tão rapidamente... Nunca passou pela minha cabeça que seria um derradeiro. Foi algo totalmente natural. Não houve despedida, choro, lágrimas, muito pelo contrário. O que houve, curiosamente, foram sorrisos e alegrias enganosas, aquelas que enganam sadicamente, cinicamente. No fim eu julguei tudo como injusto. Como podia ser meu último?

A minha situação se complica quando tento escrever mais. Algo é mais forte que eu e não posso mais agir como agia antes, pensar como antes. Sobrou-me apenas um computador vazio e uma mente ocupada demais para pensar em escrever. Porém (ah, porém!), felizmente, apesar dos pesares, o mundo gira e o passado nos será útil - como sempre. Este me ajudará em futuros textos. Fato é que estou feliz por ter a certeza de que novos textos virão, assim como sempre vieram e conquistaram-me.

Trocando em pequeninos detalhes, desejo esclarecer que este não é mais um texto meu. Tudo isso foi uma tentativa pífia de arrancar o que não existe ou de expressar o que não se pode. Mas isso não resolve. Então, voltemos à realidade. 

- Uma xícara de café, por favor! 

quinta-feira, 25 de junho de 2015

Falando musicalmente...



Ai que saudades que eu sinto das noites de São João, das noites tão brasileiras, na fogueira, sob o luar do sertão.

(Noites Brasileiras - Luiz Gonzaga)

Luiz Gonzaga e Dominguinhos

Nesse vídeo emocionante de Dominguinhos e Luiz Gonzaga, no final dos anos 70, nos levar de volta ao verdadeiro e autêntico forró. Os dois artistas consagrados da musica nordestina já partiram para o outro plano, mas a presença musical deles faz com que sempre estejam conosco! Vamos vivenciar suas obras imortais que só poderemos definir em um só palavra: extraordinário!


quarta-feira, 24 de junho de 2015

O São João de antigamente



No meu tempo de menino 
Assim que junho chegava 
O meu rádio só tocava 
Som do Trio Nordestino. 
Com trajes de Virgolino 
A quadrilha era envolvente 
Fazendo com que a gente 
Percorresse a redondeza. 
Tinha muito mais beleza 
Meu São João de antigamente 

(Poeta - Wellington Vicente)

sábado, 13 de junho de 2015

A prisão do pássaro



O Pássaro faz cantoria 
Sem cobrar nada a ninguém 
Na sua cantiga tem 
Essência de poesia 
Eu acho uma corvadia 
Falta de compreensão 
Colocar no alçapão 
Um passarinho indefeso 
Solte o pássaro fique preso 
Pra saber o que é prisão! 

(Poeta - Delmiro Barros)

Falando musicalmente...


"Não há, ó gente, ó não Luar como esse do sertão..."
(Luar do sertão - Catulo da Paixão Cearense e João Pernambuco)

Elza Soares - Meu guri

Comemorando os 10 anos de programa Sr. Brasil na TV Cultura, temos uma brilhante participação da cantora Elza Soares (Rio de Janeiro - RJ) que canta "Meu Guri" (Chico Buarque) e "Ave Maria no Morro" (Herivelto Martins). Com a maestria dos músicos acompanhantes: Bré (percussão), Edson Alves (violão), Milton Mori (cavaquinho) e Thomas Howard (violão 7 cordas). Após Rolando Boldrin declamar um texto de Solano Trindade, a nossa Rainha da voz Brasileira demonstra sutileza, harmonia, carisma, afeto e acima de tudo emoção, na sua interpretação!