sexta-feira, 9 de maio de 2014

Compor não é fácil



Quantas canções, verdadeiras obras primas, já caíram no gosto popular e nos levou a perguntar o porquê daquela música ser tão querida e amada além de despertar um sentimento gostoso no nosso interior. A verdade é que geralmente não se sabe o momento ou motivação vivida por aquele compositor que, visando o sucesso ou não, expressou seu pensamento e compartilhou seu sentimento com todos nós.

São muitos os que tentam andar pelo mesmo caminho, mas que no fim não obtêm sucesso, até porque o sucesso na música não é para todos. O processo de composição é complicado desde o começo. A criação da melodia e sua adaptação com a letra já exige certo conhecimento musical e poético, isso já é uma peneira onde muitos não passarão, ficando para trás, afinal ser músico não é fácil e ser poeta é tão difícil quanto. Por sua vez a letra é o canal de comunicação maior do autor com os ouvintes, é o elo que se não for bem feito, não marca.

O processo de composição de uma música até o sucesso desta é mais complexo do que muitos imaginam. Nesse caminho, os conceitos de networking, capital social, cultural e relacional irão se unir com a sorte para que no final a música comece a tocar nas paradas de sucesso. Apesar de tudo, o mais interessante não é entender como tudo isso funciona, e sim entender como todos os grandes compositores da música popular brasileira e muitos da música mundial conseguiram um sucesso absoluto, sem nunca terem estudado e em muitos casos sendo analfabetos.

No processo de composição da música e no estabelecimento do seu sucesso, o mais difícil é fazer com que aquela música agrade aos que escutam ao ponto dela se eternizar no mundo musical. Acredito que tal efeito não se dá graças à letra ou à melodia. Essa questão, só prova a complexidade da música, onde o todo de uma composição é maior que a soma de suas partes. É esse todo que vai definir o sucesso da obra e eternizar-la juntamente com o compositor.

Por toda essa dificuldade, atualmente os novos compositores procuram um caminho mais fácil. A forte indústria cultural musical é um dos caminhos facilitadores utilizados pelos compositores que buscam o sucesso sem pensar muito nessa questão de letras poéticas e melodias originais. É muito mais fácil se aproveitar de melodias padrões e letras repetitivas. Até porque compor não é para todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário