quarta-feira, 7 de maio de 2014

Música para se expressar



Diz o ditado que o cachorro é o melhor amigo do homem, mas para não fazer injustiça com nenhum animal, diria que o melhor amigo do homem é o violão. Nada melhor em uma noite de chuva que eu e o meu violão. Olhando as gotas caírem e tocando uma melodia que vem da alma, é como se tomasse uma calmante ou se vivesse um momento celeste, longe de tudo e de todos. Só eu e o violão.

Que a música é terapia, isto a ciência já comprovou. Sempre provo desse remédio e não tem outra, esqueço estresse, raiva e até o que não devo esquecer. Fato é que tal remédio já levou muitas pessoas “doentes” a se tornarem gênios. Quem nunca escutou as músicas tidas como populares e apelidadas de dor de cotovelo? São muitos os gênios que compuseram obras primas musicais, pois usaram a música para expressar um sentimento, pois não encontrou outro canal pelo qual pudesse dizer o indizível.  

Assim aconteceu com Cartola, Noel Rosa, Ataufo, entre outros. Esses são artistas memoráveis e que nunca saíram da memória musical brasileira, pois apesar de muitas críticas, por serem cantores da massa, eles foram cantores originais, construíram a história da música brasileira e merecem, sim, serem tratados como jóias raras da música. Atualmente, a originalidade da música como um canal de expressão e sentimento foi banalizado e são muitos os espertos que se aproveitam disso, usando a música para lucrar quando falam de amor, paixão e sentimento apenas da boca pra fora.

Esse processo de criação musical pode ser considerado uma mecanização da música. Como qualquer outro tipo de processo mecânico (robótico), esse é caracterizado pela repetição, imitação e impossibilidade criativa e inovadora. É válido citar que criar por criar, falar por falar e amar por amar, é somente ação. Não há sentimento, não há comunicação. Fatos como esses nos leva a questionar até que ponto isso ainda é arte. Assim, prefiro ficar com meu violão tocando a saudade de Amélia e observando a chuva, ao menos no fim das contas os dois sons são sinceros e naturais.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário