segunda-feira, 26 de maio de 2014

Novidades de rádio



Eu lembro que uma das principais fontes para o meu acervo pessoal musical era o rádio. Depois do meu pai, esse era o principal meio onde eu conhecia novas músicas e me interessava mais ainda por esse vasto mundo desconhecido, podendo assim conhecer novas canções, compositores e intérpretes que até hoje estão marcados e guardados em mim. Hoje não escuto o rádio com a mesma freqüência que antes eu escutava, mas nas vezes que escuto posso notar a escassez de novas músicas que me surpreendam e que eu possa anexar no meu repertório musical.

Claro que ainda há poucas rádios onde se toca músicas interessantes e vez em quando aparece uma que me atrai. Escuto a letra, sou atraído pela melodia e envolvido por tal música e felizmente já adiciono ao meu menu musical. Mas de fato isso vem ocorrendo com menos frequencia. Essas rádios que tocam música popular brasileira de melhor qualidade, atualmente se limitam a repetir grandes sucessos de antigamente, de outras décadas, onde nesse tempo se lançava e se conhecia boas novas frequentemente.

Não acredito que vivemos em uma era onde a nossa safra da boa música brasileira vive período de estiagem. Prefiro acreditar que os nossos grandes desconhecidos artistas estão escondidos por detrás de uma cortina invisível estabelecida por um conjunto de fatores como a mídia e o poder público que não apoiam nossas novas mentes e vozes musicais. A música brasileira não parou de produzir os bons frutos, são muitos os novos nomes da boa música nacional vivendo no anonimato.   

São muitos, também, os gênios da nossa música que, como diz o poeta, estão guardados na gaveta. Artistas que compuseram, cantaram e encantaram a muitos com a sua musicalidade, hoje vivem esquecidos, guardados, injustiçados. Apesar de esquecidos, suas músicas continuam eternas, como uma forma irônica de responder a tudo aquilo que provoca tal injustiça. São músicas com vida própria, nome e sobrenome.


O rádio é um dos culpados por essa aparente escassez de boas e novas músicas brasileiras. Assim como também nós, povo em geral que não pleiteamos o contrário. Vivemos acomodados nessa situação, virando e mexendo o rádio, procurando algo que não encontramos até o desligarmos de novo. Que não nos acostumemos com essa realidade e que o rádio retorne com o seu poder de nos mostrar a variedade, o novo e o bom da música.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário