sábado, 17 de maio de 2014

O som da madrugada



Sou suspeito quando falo sobre a madrugada, pois para mim é a hora santa do dia. Com o passar do tempo fui me apaixonando por esse horário onde o silêncio e a paz é dominante, o que permite, então, um ambiente mais que propício para a leitura, a reflexão e a música. Acredito que a madrugada atua como um contra ponto de um dia a dia corrido e mecanizado e assim encontramos nela uma possibilidade de nos sentir mais humanos.

Outro fato digno de admiração é o som que possui madrugada. Longe de toda poluição sonora dos horários de pico, ela nos revela um som natural, um silêncio necessário que muitas vezes age terapeuticamente sobre nós. É na madrugada que conseguimos diferenciar os ruídos toleráveis daqueles ruídos que, apesar de intoleráveis, nos acostumamos a conviver com eles.  Assim, podemos perceber o poder da madrugada como agente purificador, que age fortemente como processo de higienização sonora.  

Esse processo pode ser definido como uma limpeza necessária de todos os resíduos sonoros indesejados que de muitas maneiras, e na maioria das vezes inconscientemente, captamos e durante o dia todo não conseguimos nos libertar deles. De alguma forma eles impregnam no nosso corpo e com isso inicia-se uma acumulação desses resíduos, o que pode ser fator gerador de doenças como o estresse entre outros desequilíbrios emocionais.

Defender a madrugada não é defender uma noite sem sono, muito pelo contrário. O grande potencial revigorador da madrugada é um grande influenciador do nosso sono, não por acaso costumamos dormir a noite. A tranquilidade e a paz proporcionada pela madrugada são um prato cheio para que possamos nos recuperar física e mentalmente. Aliás, quando falo em higienização sonora, penso nesse processo como complementar à higienização do sono que quando bem feita nos proporciona uma vida bem mais saudável.


Resta-nos que nos purifiquemos sonoramente. Escrever, ouvir música, ler ou dormir, seja o que você escolher fazer nesse intervalo, o interessante é que ao benéfico som da madrugada possamos aproveitar de todos os benefícios gerados por ele. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário