sábado, 22 de novembro de 2014

A endoculturação



Diante de tantas formas e modelos de ensino e aprendizagem debatidos pela didática, pouco se fala na utilização da música como instrumento de aproximação entre o professor e o aluno. A musicalização na escola, assim como sua conotação, atribui um valor agregado a relação do aprender e do ensinar. A música é uma ferramenta didática pouco utilizada e não muito valorizada pela maioria dos professores, infelizmente. 

O processo em que a música serve como um instrumento capaz de levar mais cultura para um determinado ambiente é chamado de endoculturação. Esse termo é bastante utilizado por teóricos da musicoterapia, principalmente os que estão ligados a musicoterapia didática. A endoculturação possibilita um debate dialético sobre um determinado tema, endossado pelas letras ou melodias de canções conhecidas ou não pelas pessoas. É nítido o poder da música em aproximar as relações e debater fatos cotidianos, o que facilita a exemplificação desses fatos, assim como a identificação das pessoas com esses, influenciando beneficamente a formação de opiniões.

Não é apenas em ambiente escolar que se pode utilizar a endoculturação. Muitas empresas, atualmente criam programas como "semanas culturais", "dia da cultura", palestras culturais, entre outras formas para criar um ambiente mais harmônico, diverso e cultural entre os funcionários de tais organizações. A musicoterapia organizacional está aí para proporcionar tais feitos, buscando uma gestão mais humana e democrática através da música. 

Além desses ambientes apresentados, o meio familiar se mostra como o mais propício e importante espaço social para ocorrer a endoculturação. O histórico musical, que a criança começa a adquirir desde o útero da mãe, é um dos mais fortes fatores para a definição da identidade sonora do indivíduo (ISO), e é interessante que tal identidade instigue um pensar e um ouvido mais ativo, que possibilite reflexões e opiniões diante das músicas que irão compor o repertório musical desses sujeitos. 

Ao analisar a música como forte instrumento cultural, não podemos nos esquecer de levá-lo adiante. Quando exercemos a endoculturação, estamos repassando conhecimento e poder, estamos reforçando um debate social, além de estarmos alimentando a nossa alma através das boas canções.  

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