quarta-feira, 16 de setembro de 2015

A noite é o vinho - Maviael Melo e João Sereno

Filho de Iguaraci, Pajeú pernambucano, cidade da região protegida pelos Deuses da poesia, e pelo rio feiticeiro, Maviael Melo ou Mavi, como assim é conhecido carinhosamente, vem de uma família que caracteriza muito bem a procedência cultural, e genética em questão pois é irmão do cantor compositor e músico Maciel Melo. Maviael Melo é um pernambucano residente na Bahia, já se apresentou em diversas cidades de Pernambuco, Bahia, Paraíba, Rio de Janeiro e outros estados do Brasil. Suas apresentações, sempre recheadas de poesias e cordéis, além de belas músicas, já lhe renderam diversas premiações e participações em Festivais de diversos estados, Angra dos Reis-RJ, Vitória da Conquista, Juazeiro, Ibotirama, Nova Redenção-BA, entre outras Mavi, como é carinhosamente chamado pelos amigos, é um matuto letrado. Pedagogo em formação, e apaixonado por poesia e cordel, viaja Brasil afora apresentando a sua arte, aprendendo e ensinando. ​ 

Em suas andanças, além dos shows, festivais e eventos culturais também ministra oficinas de cordel para professores e educadores, mostrando como a arte pode ser uma importante ferramenta pedagógica. Realizou agosto de 2011 o I Encontro de Educação, Cultura e Cordel em Juazeiro, dos dias 24 a 27, momento onde foi lançada a primeira coletânea de Cordéis, produzidos por professores de EJA da rede municipal de ensino, projeto premiado pelo MINC – Premio Mais Cultura de Literatura de Cordel – Patativa do Assaré, em dezembro de 2010. 

Sua obra, recheada por canções, contos, poesias e cordéis, refletem, entre outras coisas, sobre os cuidados com a água, a terra, o planeta e o ser. Toda sua caminhada revela essa forte característica de artista em seu “meio e ambiente”, por conta disso é sempre convidado a participar de eventos e produções sobre essa temática. A exemplo da participação no DVD Ética e Ecologia, do teólogo e ambientalista Leonardo Boff, no qual assina parte da trilha sonora, conta ainda a autoria do Cordel das Águas, publicação com mais de cem mil cópias distribuídas nas escolas públicas de todo o Estado da Bahia. Lançado também em Pernambuco, Minas Gerais, e em Belém do Pará, por ocasião do Fórum Social Mundial em janeiro de 2009. Neste vídeo, interpreta uma canção de sua autoria, e por que não dizer uma verdadeira obra prima intitulada “A noite é o vinho”; uma letra capaz de embalar com satisfação todo lirismo existente no fundo de sua alma.


Nenhum comentário:

Postar um comentário