É na infância onde todos nós
temos o primeiro contato com o mundo, é também nessa fase que começamos a ser
moldados por nossa família, pela sociedade, pelos usos e costumes do local onde
vivemos, entre outros fatores. É nesse período que começamos o processo de nos
tornar um ser cultural. Tendo em mente esse pensamento, começa a se pensar a valorização
do processo de endoculturação desde a infância.
Este processo vem sendo abordado
e incentivado por vários teóricos e pensadores da área musical e cultural, e
tem como propósito um movimento de incentivo por uma inserção de uma cultura
artística de valor no meio social, buscando potencializar uma cultura mais
sensitiva e significativa, e uma “desbanalização” da arte. Analisando por uma
ótica cognitivista não há momento mais oportuno para realizar esse processo,
que na infância dos sujeitos. Nessa fase somos como papeis em branco na espera
por uma caneta que nos dê significados e conteúdos.
A teoria dos sistemas aponta o
ser humano como um sistema aberto, nos indicando como seres complexos e que
interagimos constantemente conosco e com o mundo externo. Com isso surge uma
forte corrente de pensamento que nos leva a pensar que somos produtos do meio. Nossa
educação não se limita a uma educação regular que ocorre em um local específico
para nos ensinar entre quatro paredes. A nossa formação educacional transpassa
a escola, passando pelos nossos amigos, pelos meios de comunicação, pela cultura
em que fomos criados, pela nossa família, entre outros infinitos elementos.
Nesse contexto de interação
sujeito/mundo, têm grande importância todos os fatores que formam a identidade
da criança. O que ocorre na atualidade é um ciclo vicioso onde as crianças não
vivem um processo de endoculturação no seio familiar e escolar, durante a sua
infância, e termina por não repassá-lo num futuro próximo para seus filhos. Com
isso outros problemas começam a surgir, como a alienação cultural e a
diminuição do pensamento crítico por parte das pessoas, o que afeta não só a cultura,
como também a política e o social.
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