sexta-feira, 6 de junho de 2014

BMH Entrevista - Vander Lee



Cantor, compositor, poeta, amante da música... São essas algumas palavras que utilizo na tentativa frustrada de definir o fantástico músico mineiro, Vander Lee. Com mais de vinte anos de carreira e com composições eternizadas na voz de grandes intérpretes brasileiras, como Elza Soares, Maria Bethânia e Gal Costa, Vander Lee não para de alimentar nossa alma com belas canções e se prepara para lançar seu mais novo CD: Loa. De passagem por Mossoró-RN nesse último final de semana, 30/05/14, ele encontrou um tempo para nos responder musicalmente e deixou um recado para todos os leitores do nosso blog. Confiram!

Blog MH - Como surgiu sua paixão pela música e em qual momento você decidiu que iria ter a música também como profissão? 
Vander Lee - A música surgiu em minha vida, assim como da minha família, através do meu pai, violonista nas horas vagas. Logo depois veio o rádio, as primeiras tentativas de estudar violão... mas acho que só aos vinte anos decidi fazer isso minha profissão.

Blog MH - Qual foi o artista de nome nacional que primeiro divulgou a poesia das composições do Vander Lee? 
Vander Lee - Elza Soares me descobriu, foi a primeira estrela a enxergar em mim um talento que poderia dar certo.

Blog MH- Você é um dos grandes novos nomes da MPB, como: Chico César, Maria Gadu, Marcelo Jeneci, entre outros. Mas, infelizmente, vocês não têm o mesmo espaço que outros artistas possuem na mídia. Como você enxerga tudo isso?
Vander Lee - Acho isso um retrato do Brasil. A falta de acesso que existe nos meios de comunicação ainda mostra um povo acomodado e pouco afeito a novidade...

Blog MH - Como você avalia a música brasileira na atualidade? 
Vander Lee - Acho que a música brasileira sempre esteve muito bem, a despeito das dificuldades que enfrenta. Essa geração está pegando um período de muitas mudanças de paradigmas, novas políticas culturais, novas formas de fazer musica, novos modelos de distribuição.... mas acho que pros jovens está mais fácil do que foram para outras gerações. Essa geração representa a possibilidade de se fazer uma carreira no estilo "Faça você mesmo"...

Blog MH- Seu mais novo CD traz o título “SAMBARROCO”, qual sua relação com o samba? 
Vander Lee - Existe essa relação com o samba desde sempre, através de meu pai, daquilo que ouvi durante a vida e resulta em sambas autorais desde que comecei a compor.

Blog MH- Qual o segredo de tanta poesia cheia de romantismo e lirismo? Vem do meio em que você viveu a juventude ou são raízes de sua família? 
Vander Lee - Acho que isso vem da minha personalidade mesmo, nunca fui muito diferente disso. Tenho dificuldade com a falta de poesia na vida, a falta de doçura, de educação, de romantismo..

Blog MH - Você sente falta, nos dias de hoje, dos grandes festivais de outrora onde foram revelados grandes talentos? 
Vander Lee - Acho que esses programas de competição na tv são os festivais do momento, com as características que dão vazão a uma musica mais pop, sem compromisso com a cultura brasileira. Esses concursos surgiram porque os festivais como eram esgotaram uma fórmula, não se renovaram...

Blog MH - O que é compor, Vander Lee? 
Vander Lee - Juntar coisas soltas e dar uma forma que conte uma historia que represente um momento, uma imagem, um fato...

Blog MH- Você poderia definir a música? 
Vander Lee - A matemática sonora e sensorial do tempo.

Um bate pronto, rapidinho... 

Blog MH - Depois de ser gravado por grandes nomes, Vander Lee ainda sonha em escutar sua música na voz de... 
Vander Lee - MUita genteeee!!!!

Blog MH - Um gênero musical? 
Vander Lee - Todos.

Blog MH- Uma música que te represente ou que marcou sua vida? 
Vander Lee - Nesse momento, "Tú", do meu novo cd LOA, que sai jajá!

Blog MH - Espero que você volte novamente a Mossoró para mostrar mais o seu trabalho. Não nos deixe aqui "esperando aviões". Um forte abraço e sucesso sempre. Para finalizar, você poderia deixar um recado para todos os leitores do Musicalmente Humano que, como você, são todos românticos apaixonados pela música e poesia? 
Vander Lee - Fiquem bem, tenham fé, força, saúde e paz pra desfrutar a música em todo o seu esplendor...


Nenhum comentário:

Postar um comentário