segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Pílula musical



Sabe aqueles momentos em que você precisa de uma música como se precisasse de um remédio? É nessas horas que percebemos que realmente a música nos oferece efeitos profiláticos e que pode nos ajudar a curar todos os males. O nosso arquivo musical pode ser facilmente comparado a uma estante de uma farmácia, onde o farmacêutico não passa de nós mesmos. Somos nós que sabemos qual o remédio ideal para muitos momentos, somos nós que decidimos ingeri-lo, assim como sabemos em quantas doses iremos fazer isso.

Também seria correto dizer que muitas pessoas algumas vezes exageram na dose, apesar de nós sermos os farmacêuticos, vale lembrar que não temos tal diploma médico-musical, o que acarreta, muitas vezes, uma super dosagem que nos leva a uma quase overdose musical. Essa overdose é muito perigosa, ela é uma das causas que nos leva ao limite dos sentimentos, onde perdemos o controle sobre nós mesmos. Então, cuidado, esse remédio é capaz de nos levar ao céu e ao inferno e, como todos os outros, pode nos oferecer efeitos benéficos e maléficos.

Bom, o mais interessante da música é que apesar de influenciar e estimular efeitos físicos e químicos no nosso corpo, além de efeitos morais, ela não apresenta uma fórmula definida e padrão para todos os tipos de doenças. O que há é uma relação indefinida entre o eu, minha identidade sonora e a situação em que me encontro. A música como medicamento é o perfeito encontro da ciência com a emoção. Um contraditório, onde todo paradoxo é válido e não poderá ser contestado.  

Se você estiver precisando de uma pílula musical, use-a. O seu efeito costuma ser instantâneo, em algumas ocasiões ele vai ser rápido, então você terá de engolir outra pílula, não há uma posologia definida. É bom lembrar que para esse tipo de medicamento ainda não existe bula, então nem eu que escrevo esse texto posso me responsabilizar por nada. É uma relação entre você e a música. Eu espero que ao término do tratamento, você esteja bem melhor, e é bom lembrar que as músicas utilizadas durante o tratamento, ganharão um significado, uma importância a mais que antes não existia. A música é tão especial que quando usada como um remédio, você se apaixona por ele.       

Nenhum comentário:

Postar um comentário